Yamaha comemora dez anos do lançamento da Fazer 250 com novidades

A Yamaha comemora os dez anos do lançamento da Fazer 250. E nessa comemoração, a marca quer reinventar o veículo com alguns atrativos desde que revolucionou a categoria ao trazer pela primeira vez um motor injetado no segmento nacional de 250 cc. Vencedora de vários prêmios, a líder de mercado em muitas regiões do Brasil, recebeu em 2012 a primeira versão Blueflex, sendo a primeira motocicleta bi-combustível da categoria, apresenta agora diversas atualizações no design do modelo 2016. Entre elas, novo tanque com estilo airplane, novas carenagens: laterais, tomada de ar e do farol, deixando a Fazer 250 mais moderna e com porte ainda mais robusto.

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A proposta também se estende para o novo desenho da chave, mais moderno, e para a mesa do guidão, com o nome da família Fazer gravado. Já na traseira, a motocicleta conserva o traço dinâmico conferido pela lanterna em LED e o suporte de placa distante da rabeta, comum em nakeds de alta cilindrada como a XJ6 N. Disponível unicamente na versão BlueFlex, a nova Fazer 250 está disponível nas novas cores azul e vermelha, que somam-se as opções branca e preta com cinza fosco. O modelo estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de agosto, com preço sugerido de R$ 13.620,00.

O novo e moderno painel totalmente digital com iluminação branca em LED, ainda traz outra novidade: indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica. O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetro com funções: total e duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (de reserva de combustível), relógio e tacômetro de excelente visualização, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).

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Além do indicador ECO, continua presente a conhecida luz BlueFlex que quando acesa de maneira permanente, indica que o Sistema Yamaha de Segurança entrou em funcionamento. Nessa situação, o condutor deverá aguardar que a luz BlueFlex se apague para engatar uma marcha. Caso o mesmo engate uma marcha com a indicadora acesa, o motor será desligado automaticamente pelo sistema.

Motor monocilíndrico BlueFlex
O coração da Fazer 250 é um monocilíndrico de 249,45 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) e de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo. O motor com pistão forjado e cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor e é capaz de gerar até 20,7 cv quando alimentado com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque máximo, por sua vez, é de 2,10 kgf.m com etanol e 2,09 kgf.m com gasolina, disponíveis a 6.500 giros.

Ciclística equilibrada
Montada sobre um chassi do tipo berço duplo feito em aço, a Fazer 250 traz um conjunto ciclístico equilibrado e eficaz, o que inclui sistema hidráulico nos freios a disco das duas rodas, sendo o dianteiro com 282 mm de diâmetro e o traseiro com 220 mm de diâmetro. O modelo traz suspensão dianteira com garfo telescópico e curso de 120 mm e suspensão traseira com balança tipo Monocross com link e curso da roda de 120 mm.

Já o assento em dois níveis, acomoda confortavelmente o piloto e o garupa, que conta ainda com o auxílio das pedaleiras retráteis nas laterais e da alça de apoio na extremidade da rabeta. Com mecânica confiável, design mais moderno e agressivo, além do sistema bicombustível, a nova Fazer 250 enfrenta o dia-a-dia com a robustez de uma motocicleta street e o estilo de uma naked.
 

FICHA TÉCNICA FAZER250 BLUEFLEX

 

 Motor

 

SOHC 2 válvulas

Refrigeração a Ar

4 Tempos

Cilindrada (cm³)

249,45

Quantidade de cilindros

1

Diâmetro X curso (mm)

74 x 58

Taxa de compressão

9,8:1

Torque máximo (kgf.m/rpm)

2,10 / 6.500 Etanol

2,09 / 6.500 Gasolina

Potência máxima (cv/rpm)

20,7 / 8.000 Gasolina

20,9 / 8.000 Etanol

Sistema de partida

Elétrica

Sistema de lubrificação

Cárter Úmido

Capacidade de óleo do motor (L)

1,55

Tipo de combustível

Gasolina / Etanol

Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva)

18,5 (4 L)

Alimentação

Injeção Eletrônica

Sistema de ignição

TCI

Bateria

12V 6 Ah

Transmissão primária

Engrenagens

Transmissão secundária

Corrente

Embreagem

Multi-disco

 

Úmida

Câmbio

5 velocidades

Relação de marchas:

 

36/14 = 2.571

32/19 = 1,684

28/22 = 1,273

26/25 = 1,040

23/27 = 0,852

Ângulo de caster

26º   30′

Tipo de chassi

Berço duplo

Trail (mm)

104,5

Pneu dianteiro

PIRELLI SPORT DEMON 100/80 – 17 M/C 52S

Pneu traseiro

PIRELLI SPORT DEMON 130/70 – 17 M/C 62S

  • do freio dianteiro (mm)

282

  • do freio traseiro (mm)

220

Comprimento total (mm)

2.065

Largura total (mm)

745

Altura total (mm)

1.075

Altura do assento (mm)

805

Altura mínima do solo (mm)

190

Peso líquido (motocicleta + fluidos e tanque cheio) (kg)

153

PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg)

320

Raio mínimo de giro (mm)

2.400

Distância entre eixos (mm)

1.360

Suspensão dianteira

Garfo telescópico

Suspensão traseira

Balança traseira tipo Monocross com link

Curso da suspensão diant.(mm)

120 (suspensão) / 120 (roda)

Curso da suspensão tras. (mm)

54 (suspensão) / 120 (roda) 

Da Redação com Assessoria

Fotos: Divulgação

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